segunda-feira, 4 de maio de 2009

Segurança na Internet

Segurança na Internet _Professor Nestor Sergio Geremia

São muitos os problemas de invasão através da internet. Há muitas formas e nomes dados aos arquivos que invadem computadores, sendo os principais: vírus, worms, cavalos de tróia, spam, phishing, malware, etc.
Atualmente, os computadores são utilizados para se fazer muitas atividades que se tornam alvos de intrusões; transações financeiras, como pagamentos diversos, consultas a saldos bancários, bem como movimentações em contas, declarações de imposto de renda, compras pela internet, pagamentos com cartões de crédito, etc.
Todas estas atividades são passíveis de roubo de senhas através de arquivos enviados ao computador e que agem de forma invisível e imperceptível, sendo impossível ao usuário saber que está sendo invadido.
Deve-se ter muito cuidado ao abrir e-mail recebido de fonte desconhecida, pois este pode conter um arquivo infectado que irá disseminar vírus e/ou conter um cavalo de tróia que irá enviar senhas ou dados pessoais.
Outro cuidado necessário, ao se estar navegando pela internet, é abrir páginas que possuam certificado de segurança, as quais são identificadas pelo desenho de um cadeado.
É importante que o usuário tenha em seu computador um bom antivírus, mantendo-o sempre atualizado. Também se deve criar senhas complexas que dificultem os programas de quebra de senha que consigam evitar que as mesmas sejam descobertas. As senhas devem ser mudadas constantemente, a cada dois a três meses, para que as mesmas sejam repetidas muitas vezes.
Mas, somente ter um antivírus instalado no computador não é suficiente para evitar invasão do computador, mesmo porque os vírus não tem a função de quebrar senhas. É necessário ter instalado no computador um programa de firewall. Este tipo de programa tem como objetivo bloquear as portas de entrada de informações do computador.
Texto Produzido para o Curso Educação Digital - 40 horas

Um comentário:

  1. Olá! Sou Giovanna Carvalho da Edelman, agência de comunicação da Symantec.
    Vocês sabiam que a atividade maliciosa cresceu em velocidade recorde no decorrer de 2008 e que cada vez mais o principal alvo dos crimonosos são as informações confidencias dos usuários de computador?
    Esse dado foi divulgado no Relatório Symantec sobre Ameaças de Segurança na Internet. O estudo, realizado no período de Janeiro a Dezembro de 2008, fornece um panorama global sobre como está a segurança na Internet.
    Caso deseje saber mais dados sobre segurança na Web envie um e-mail para giovanna.carvalho@edelman.com
    Um abraço, Giovanna

    ResponderExcluir